Projeto Barão do Serro Azul:
Recomposição Histórica de um Herói
O Núcleo de Mídia e Conhecimento desenvolve o projeto ‘Barão do Serro Azul: Recomposição Histórica de um Herói’, de preservação da memória paranaense por meio da produção de pesquisa e produtos culturais exaltando a trajetória do herói Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul.
Realizado desde 2015, o projeto autoral do NMC já esteve em algumas plataformas públicas de fomento cultural, como a Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e prevê a publicação de livro, que viabilizou a criação de história em quadrinhos, elaboração de exposição histórica e documentário média-metragem, e o Programa Estadual do Incentivo à Cultura (PROFICE) do Governo do Paraná, que permitiu a ampliação da história e quadrinhos, bem como uma nova tiragem e distribuição para as bibliotecas paranaenses.
Patrocine a cultura paranaense, invista na preservação da memória empresarial.
HQ 'Herói da Paz - Nas Águas do Paraná'
A criação da HQ ‘Herói da Paz’, um produto cultural lúdico e acessível, levou o Projeto para as escolas curitibanas e ao lar de Ildefonso, o Solar do Barão (Museu da Gravura Cidade de Curitiba). Com exposição homônima, a instalação do Solar ficou aberta à visitação entre outubro de 2015 e abril de 2016, e viabilizou novas mostras em diversos espaços, como na Biblioteca Pública do Paraná, em outubro de 2016, e nos eventos Matte Cultural no Memorial de Curitiba, de julho de 2016, e ‘Erva-mate XXI: modernização no cultivo e diversificação do uso da erva-mate’ na PUCPR, realizado pela EMBRAPA em outubro de 2016.
A partir de junho de 2021, o NMC desenvolveu uma segunda edição ampliada da HQ, por meio do PROFICE. Com foco na sustentabilidade e valorização das belezas naturais do Paraná, uma nova história foi adicionada à publicação, onde o Barão encontra-se com outro personagem importante para o estado, o ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto. A edição foi distribuída, entre 2022 e 2023, para as bibliotecas públicas do Paraná.
A edição ampliada da HQ Herói da Paz foi viabilizada através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria da Cultura do Paraná, com o apoio da Companhia Paranaense de Energia (COPEL).
EXPOSIÇÃO ‘HERÓI DA PAZ’
A Exposição temática “As Artes do Barão” contará a relação de Ildefonso com as artes gráficas exploradas atualmente no Complexo Cultural Solar do Barão, que são gravura, fotografia e história em quadrinhos, bem como o Portal do Futuro Matriz, programa da Prefeitura Municipal de Curitiba que fornece atividades educacionais e profissionais para adolescentes e jovens, a fim de fomentar a atividade empreendedora e econômica, um ponto que sempre foi referência também na trajetória do Barão.
A exposição ‘Herói da paz’ foi lançada em 2015, no Solar do Barão, prédio onde Ildefonso viveu em Curitiba. A exposição utilizou recursos multimídia, disponibilizou a HQ Herói da Paz para os visitantes e narrou a vida e as atividades do ilustre morador da casa.
Utilizar a história em quadrinhos na exposição foi uma escolha consequente ao atual uso do prédio vocacionado às artes gráficas. Atualmente, a Fundação Cultural de Curitiba mantém no local o Complexo Cultural Solar do Barão, cujas referências artísticas são a gravura, fotografia e história em quadrinhos.
DOCUMENTÁRIO ‘RECOMPOSIÇÃO HISTÓRICA DE UM HERÓI’
Por meio de entrevistas com empreendedores do estado, pesquisadores e pessoas que se inspiraram com a história do Barão, o documentário media-metragem conta a saga do herói paranaense.